Jovens empresários emergentes dividem o Prémio Anzisha – a principal premiação da África a empreendedores juvenis

O jovem Ibrahima Ben Aziz Konate de 22 anos de idade da Costa do Marfim foi o vencedor do Primeiro Prémio Anzisha

Ibrahima Ben Aziz Konate ganha o Grande Premio

Ibrahima Ben Aziz Konate ganha o Grande Premio

JOANESBURGO, África do Sul, 25 de Outubro de 2017-/African Media Agency (AMA)/- A African Leadership Academy e a Mastercard Foundation têm o prazer de anunciar que o jovem Ibrahima Ben Aziz Konate, de 22 anos de idade da Costa do Marfim foi o vencedor do primeiro prémio durante a sétima cerimónia anual de gala do Prémio Anzisha. Ibrahima Ben Aziz é o fundador da Poultry D’Or, um empreendimento avícola que frequentemente realiza mais de quinhentas vendas diárias e emprega quinze pessoas. Ibrahima foi escolhido dentre um grupo competitivo de diversos empresários de catorze países da África. Pela primeira vez, o Prémio Anzisha tem o prazer de conceder a primeira colocação a um concorrente da Costa do Marfim. Isso realmente irá aprofundar o alcance e impacto do programa Anzisha em vários países.

“É difícil acreditar que fui escolhido como o vencedor do prémio. Desde a primeira vez que ouvi falar do Prémio Anzisha, sonhava em juntar-me à rede da premiação. Os 25 mil dólares representam a diferença de que preciso para expandir o meu negócio e mostrar à juventude da minha comunidade que o empreendedorismo é possível, mesmo ainda muito jovem,” afirma Ibrahima.

Cada um dos vencedores fundou uma empresa que responde diretamente à necessidade social ou económica da sua comunidade. O segundo e terceiro colocados foram Edgar Edmund, um jovem de 17 anos da Tanzânia, e Victoria Olimatunde de 15 anos da Nigéria. O empreendimento Green Venture Tanzania de Edgar Edmund criou um método de transformação de materiais de plástico reciclado encontrados nas ruas em blocos duráveis para construção. Seu objetivo de longo prazo impressionou o painel de júri pan-africano e seu modelo empresarial demonstrou potencial para causar um impacto significativo e duradouro.

Ao passo que Victoria, a fundadora do Bizkidz, um jogo de tabuleiro que ensina literacia financeira aos alunos, foi escolhida dentre as 219 inscrições feitas em seu país de origem. Em sua apresentação ao júri, Victoria demonstrou grande potencial de liderança e compromisso com geração de empregos.

O vencedor do prémio do sector agrícola patrocinado pela Louis Dreyfus Foundation foi Ignatius Ahumuza da Uganda, fundador da Art Planet Academy. Ignatius já é o modelo exemplar que comprava a capacidade de o sector agrícola fornecer meios de subsistência sustentáveis e gratificantes à juventude de toda a África. O objetivo da Art Planet Academy é expandir a educação agrícola às comunidades rurais, de modo a elevar as competências agrárias e segurança alimentícia. A Art Planet Academy é um exemplo de como um jovem esforçado, engenhoso e energético de 21 anos de idade pode contribuir para o desenvolvimento económico do seu país.

“É sempre um grande privilégio conhecer o mais novo grupo de Membros do Anzisha. Seus esforços e compromisso para melhorar as condições de vida de suas famílias, comunidades e nações são admiráveis e inspiradores”, afirmou Koffi Assouan, Gestor de Programa, Mastercard Foundation. “O empreendedorismo é um importante impulsionador do crescimento económico de todo o continente. Ao regressarem aos seus países, os finalistas serão exemplos capazes de inspirar a próxima geração a concretizar seus sonhos”.

O Prémio Anzisha é uma parceria entre a African Leadership Academy e a Mastercard Foundation. Os quinze finalistas do Prémio Anzisha foram selecionados entre mais de 800 empresários inscritos, de mais de trinte e dois países africanos. Na terça-feira de 24 de outubro de 2017, os finalistas e líderes empresariais emergentes foram reconhecidos durante uma cerimónia exclusiva para convidados em Joanesburgo. Os quinze finalistas apresentaram seus empreendimentos a um painel de júri, após passarem dez dias em um acampamento de aceleração de empreendimentos, de modo a reforçar os fundamentos empresariais. Juntaram-se a um grupo sólido de mais de setenta Membros do Anzisha e irão receber suporte contínuo à consultoria empresarial, ao acesso a especialistas e às oportunidades de contactos para viabilização do crescimento sustentável dos empreendimentos.

“Jovens empreendedores africanos como os Membros do Anzisha testificam a necessidade de organizações de juventude promoverem e prestarem orientações contínuas sobre empreendedorismo e autoemprego para jovens. Ibrahima é um exemplo de como o empreendedorismo e autoemprego são elementos essenciais para o alcance de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”, afirma Lerato Mdluli, Gestor de Programa do Prémio Anzisha.

Inscrições ao próximo ciclo do Prémio Anzisha serão abertas em 15 de fevereiro de 2018. Nomeações para jovens empreendedores promissores serão bem-vindas durante todo o ano.

Para mais informações sobre o Prémio Anzisha e nomeações de empreendedores queira, por gentileza, visitar o sítio Web do Prémio Anzisha:

➢ Website: www.anzishaprize.org
➢ Facebook: www.facebook.com/anzishaprize
➢ Twitter: @anzishaprize

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome da African Leadership Academy (ALA).

Contacto da média
Melissa Mbazo
African Leadership Academy
+27 11 699 3000
prize@anzishaprize.org ou mmbazo@africanleadershipacademy.org
www.anzishaprize.org

NOTAS AOS EDITORES:

Sobre o Prémio Anzisha
O Prémio Anzisha é entregue pela African Leadership Academy em parceria com a Fundação Mastercard. Através do Prémio Anzisha, os organizadores buscam à catalisação da inovação e crescimento do empreendedorismo entre jovens de todo o continente.

Sobre a African Leadership Academy
A African Leadership Academy(ALA) visa à transformação da África através do desenvolvimento de uma poderosa rede de líderes empresariais em colaboração conjunta, de modo a alcançar um impacto social extraordinário. Anualmente, a ALA reúne os líderes jovens mais promissores de todas as cinquenta e quatro nações africanas num programa pré-universitário da África do Sul, que foca liderança, empreendedorismo e estudos africanos. A ALA dá continuidade ao desenvolvimento desses líderes durante toda a vida, na universidade e afora, mediante a prestação de formação em liderança e empresarial contínua, e ligando-os às redes de pessoas e capital de elevado impacto, que podem catalisar mudanças em grande escala. Para mais informações, queira visitar http://africanleadershipacademy.org.

Sobre a MasterCard Foundation
A MasterCard Foundation trabalha com organizações visionárias de modo a proporcionar maior acesso à educação, formação profissional e serviços financeiros às pessoas que vivem na pobreza, principalmente na África. Na capacidade de uma das principais fundações privadas, o trabalho da Fundação é dirigido pela missão de fazer avançar a aprendizagem e promover inclusão financeira, de modo a criar um mundo inclusivo e equitativo. Sediada em Toronto, Canadá, a autonomia da Fundação foi constituída em 2006 quando a Fundação foi criada pela Mastercard. Para mais informações e assinatura do boletim informativo da Fundação, queira visitar www.mastercardfdn.org. Siga a Fundação pelo Twitter: @MastercardFdn

Sobre a Louis Dreyfus Foundation
A Louis Dreyfus Foundation ajuda a atenuar a fome e a pobreza através da introdução de soluções sustentáveis para pequenos agricultores. A Fundação promove projetos nos segmentos de agricultura sustentável, segurança alimentar e autossuficiência, especialmente através da educação e apoio direto aos agricultores, com foco específico nos países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina. Para mais informações, queira por gentileza visitar: www.louisdreyfusfoundation.org.

Source: African Media Agency

Related posts

Leave a Reply

*